sábado, 28 de novembro de 2009

Os meus iogurtes

Desta vez vou postar uma mensagem diferente das habituais, pois é um passo a passo de como faço os meus iogurtes.



Aqui ficam os ingredientes base:
- 1 lt de leite
- 6 colheres de açucar
- 1 iogurte natural
- meio copo do iogurte de leite em pó ou 3 colheres de sopa cheias

E agora os alternativos (alternativos porque podem fazer iogurtes de tudo e mais alguma coisa, basta gostarem).

- Maçã, canela e erva-doce
- Pudim de ananás
- Pêssego

Preparação:
Aqueca um pouco mais de meio litro de leite, mas não deixe ferver.



Adicione o restante leite e deixe arrefecer um pouco mais.
Para ter a certeza que o leite está à temperatura certa deve colocar o dedo e ver se suporta a temperatura durante 10 segundos, sentindo queimar, mas sem queimar.



Junte o iogurte, o açúcar e o leite em pó, misture bem com a varinha mágica ou vara de arames.



Esta é a base para todos os iogurtes, a partir daqui podem juntar o que quiserem...

Desta vez fiz assim:

Iogurtes de pêssego



Corte o pêssego em pedaços pequenos junte uma colher de açúcar e deixe cozer um pouco.
Coloque o pêssego nos copos e deixe arrefecer um pouco.



Reserve um pouco de pêssego para adicionar à mistura base.
Triture e coloque a mistura por cima do pêssego.



Reserve.



Iogurtes de maçã, canela e erva-doce

Corte a maçã em pedaços, junte uma colher de açucar e deixe cozer.
Adicione a maçã, uma pitada de canela e a erva-doce à mistura base e triture.


Coloque em copos.



Reserve.



Iogurte de pudim de ananás.
Adicione 2 colheres de sobremesa do pó do pudim à mistura base.


Misture bem.
Coloque em copos e reserve.




Quem tiver iogurteira é so colocar lá dentro e esperar as 8 horas.


Eu como não tenho iogurteira inventei uma com aquilo que tenho em casa. Neste caso um tacho grande.
Coloco um pouco de água no tacho e aqueço, sem deixar ferver.
Retifico a temperatura colocando o dedo e contando até 10. Para quem tem termometro de cozinha é mais fácil pois a temperatura deve rondar os 50 º C.
Depois é só colocar os copinhos lá dentro, estes devem ter água até um pouco mais do meio.


Coloque um  pano de cozinha em cima e a tampa.



Assim o pano impede que caiam gotas de água nos iogurtes.
Agora é só esperar 8 horas.

Normalmente reaqueço a água nas 2 primeiras horas, sem tirar os iogurtes. Aqueço usando a técnica do dedo.

Mas de deixarem o tacho numa zona quente (ao lado da lareira), ou colocarem o tacho dentro de um forno com um saco de água quente por cima também resulta muito bem e não precisa de reaquecer.
No verão não precisa do saco termico, pois o calor ambiente é suficiente.

Resultado final:

Iogurte de maçã, canela e erva-doce:



Iogurte de pêssego



Iogurte de pudim




Observações:
Como podem ver eu faço vários sabores em simultâneo com apenas um litro de leite. Mas se quiserem fazer apenas de um sabor só têm que aumentar as quantidades da fruta ou pudim. Eu normalmente faço 3 a 4 iogurtes de cada. Os meus frascos também não são muito grandes, pois são aqueles das frutas e papas dos bebés.

Eu acho que estes iogurtes são óptimos, pois para além de serem super baratos (cerca de 1 euro e pouco), são rentáveis (10 iogurtes) e super deliciosos.

Em breve virão mais receitas...

24 comentários:

  1. Olá minha querida Marinex...com que então tns um blog e não dizias nada aqui a JE.........LOL!!!!!

    Simplesmente adorei, tens tantas coisinhas tão boas. Parabéns pelo cantinho e não só, também pelas receitinhas.

    Vou continuar a passar por cá,

    Mil beijinhos
    *NINA*

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do teu passo-a-passo! Tens muito jeito para inovar na cozinha :) bjinho querida

    ResponderEliminar
  3. Olá! Adorei a forma como fazes os iogurtes!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  4. que técnica tão interessante, como gosto de reciclar, adorei aideia da reutilização dos frascos da comida dos bebés ( por aqui guardo tudo e mais alguma coisa e normalmmente dão utilidade sou meia tontnha pois a loiça fica guardada uso "loiça" que vou recilando ;D )

    tb gostei da ideia de fazer vários sabores de uma "fornada".

    por aqui tenho ua iogurteira com mais de 20, era de uma vizinha da minha mãe que ía manda la pró lixo ( e lá está o meu espirito de reutilizar) mas encontras por 20€ na worten iogurteiras.

    ResponderEliminar
  5. Munha linda, o que te dizer destes maravilhosos iogurtes, deste magnífico passo a passo.
    Tu és umas pesquisadora nata, és uma pessoa incrível, mas eu estou zangada :) como me pudes-te esconder todos estes truques hã, hã.
    Linda, vou concerteza fazer alguma destas sugestões. Com que então, iogurtes com pudim, sendo eu a gulosa que tu conheces....sabes o que vai acontecer?????
    Beijocas muito gordas.

    ResponderEliminar
  6. Nina querida o blog é receite ainda está muito no inicio... eheh ainda ando à procura das meninas, tem de ser aos poucos porque o tempo tb nao é muito!!

    kindin minha princesa linda isto é a falta de tempo, ja nem no messenger falo contigo querida... deixa lá assim vou pondo aqui as receitinhas e vais vendo...

    este truque do pudim vi no forum da bimby e resolvi experimentar, na altura so tinha de ananas... mas hoje ja fiz de caramelo, amanha já provo para ver como ficou!!

    kombi querida eu sei que as iogurteiras ate nao sao caras, mas como a minha casa é pequena assim sempre poupo o espaço de mais um electrodomestico...

    argas linda e M. muito obrigada

    beijinhos a todas que tenham um optimo fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Adorei o passo a passo,esse teu blog dá uma fome.....kkkkkkk.
    Bom fim de semana!
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Minha menina, deixei-te um questionário para responderes no meu blogue. Beijinhos ah.........Eu também gosto muito de ti minha linda.

    ResponderEliminar
  9. Marinex, este teu passo a passo está fantástico!!!!
    Estes iogurtes estão um máximo!!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Também faço os iogurtes mais ou menos como tu, mas deixei de usar o leite em pó, não vejo diferença com e sem...
    Aquela ideia do iogurte com pudim é que eu adorei. Já vou experimentar da próxima vez!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá!! Muito Obrigada pela tua visita ao meu cantinho!! Ainda não conhecia o teu mas já o estou a seguir!! Quanto ao recheio de café que pediste, realmente uns tínham esse recheio só que a receita não vem no livro e nem fui eu que o fiz na aula!!! Por isso para já não sei dizer! O chef ainda nos vai dar outro livro e pode ser que tenha essas receitas!! Depois dou todas!!! Beijinhos grandes e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Minha querida vindo de ti não se podia esperar outra coisa senão uma maravilha.. adorei os teus iogurtes!
    Eu ainda, ainda! :D não tenho a iogurteira.. e como tal ainda não fiz iogurtes mas adorei o teu truque! :D
    Agora descobri que sou intolerante à lactose.. por isso é uma boa forma de dar a volta ao "problema".
    beijnhos linda (*.*)

    ResponderEliminar
  13. EXCELENTES meu doce!!! LINDOS!!! beijokas e bom feriado!

    ResponderEliminar
  14. Adorei os iogurtes com o pudim Boca doce, vou experimentar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Olha, que eu comia de todos! hehehe:)
    Ainda não me estreei nos iogurtes e vou aproveitar as tua receitas! Beijókas******

    ResponderEliminar
  16. Olá linda!! Olha, em relação aos pontos de alúcar tambem nao percebo lá mt bem...mas agora que os uso mais começo a entender. o ponto de pérola é depois de ferver. tens que ir de vez em quando experimentado com a colher a ver se faz fio e se no fim forma o género de uma pérola quando o fio cai. tambem existem uma especie de termometros mesmo para os pontos de açucar e assim so precisas mesmo de saber a temperatura. mas isso tambem ja coloquei numa tabela no meu blog!! é uma questao de experimentares e ver o que faz!! quanto aos cremes a ver se pergunto as receitas de uns poucos que tambem nao tenho! incluindo o de cafe!! beijinho muito grande e bom feriado!!!!

    ResponderEliminar
  17. Olá marinex...que bom foi receber a tua visitinha!
    Vim visitar o teu blog e gostei muito...este passo a passo então...muito bem!
    bjokas.bom feriado!!!!

    ResponderEliminar
  18. Feitos em casa são melhores e gostei do passo a passo!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Eu não troco os iogurtes caseiros por nada!
    Vamos inventando, variando e poupando. :)

    Que belo passo-a-passo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Excelente post!!!!! Eu quando comecei o meu blog, foi precisamente uma das primeiras receitas... depois nunca mais fiz e ainda tenho por lá a lata de leite em pó... agora que li o teu post, deu-me uma vontade de experimentar uma destas tuas sugestões!

    ResponderEliminar
  21. Que descrição tão completa. Também gosto muito de iogurtes mas faço normalmente naturais que são os mais apreciados aqui em casa. Talvez porque as outras experiências não correram bem...
    Antes de ter iogurteira também fazia com a panela de pressão, depois da água ferver, deitava toda fora, colocava os copos, tapava e enrolava-a num cobertor toda a noite. No outro dia os iogurtes estavam prontos.
    Vou ficar com estas sugestões e fazer outros sabores.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Também faço muitos, muitos iogurtes. Adorei as tuas ideias :) vou voltar mais vezes. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita!
Espero que tenha gostado e que volte mais vezes!
Beijinhos da Marinex