terça-feira, 3 de novembro de 2009

Merendeiras de batata





Merendeiras de batata


Ingredientes:
2 kg de farinha de trigo
2 kg de batata cozida
1 kg de açúcar amarelo
4 ovos
Canela em pó
Erva-doce
2 Cálices de vinho do Porto
1 pudim flan El Mandarim
Raspa de limão
Fermento de padeiro
Frutos secos (nozes e pinhões)



Preparação:
Coze-se as batatas com um pouco de sal. Quando estiverem cozidas, escorrem-se bem e reduzem-se a puré.
Num alguidar grande junta-se a farinha, o açúcar, a carteira do pudim, a raspa de limão, o fermento diluído em um pouco de água quente e a batata cozida e, amassa-se bem. Acrescenta-se os ovos e o vinho do porto e volta-se amassar.
Por fim acrescenta-se os frutos secos, a canela e a erva-doce, misturando bem..
Deixa a massa levedar, tapando o alguidar com um pano e algo quente, como uma manta, durante pelo menos 1hora.
Retira-se pequenos pedaços de massa e enrola-se em farinha.
Vai a forno quente até estarem cozidas.


Observações
Deverá guardar um pouco da água das batatas para o caso de a massa ficar muito dura.
Se a massa estiver muito mole, não acrescente os ovos todos
Estas foram cozidas em forno de lenha, mas podem cozer no fogão de casa que ficam igualmente boas.
Os louros desta vez não vão para mim, mas sim para a minha mãe e tia... foram elas que fizeram esta maravilha enquanto eu trabalhava.


18 comentários:

  1. gostei bastante do blog, da forma com está apresentado, das receitas, da simplecidade e ao mesmo tempo o chique, já me tornei fã.

    ora ai está uma receita tentadora, e diferente.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma coisa boa.. devem ser deliciosas amiga!
    adorei.. beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  3. hum ke bommmmmmmmmmmmmmmmm,jinhos princesaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  4. tens receitas optimas que certamente vou experimentar ;)

    ResponderEliminar
  5. Gostei, muito bom aspecto...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  6. Que receita diferente, me deixou curiosa para testar essa maravilha. preciso fazer. beijinhos

    ResponderEliminar
  7. obrigada mrninas... voltem sempre à minha gaveta... adoro ter-vos por cá...

    beijinhossssssssss

    ResponderEliminar
  8. Olá! Vim conhecer o teu blog :) Adorei o nome! Não conhecia estas merendeiras mas, pelos ingredintes, devem ficar muito boas ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Marinex, só hoje é que descobri este teu blog, e já estou viciada.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. humm essas quantidades são exageradas para 2 pessoas lol...
    humm que achas se em vez da batata for abóbora? tenho lá tanta...

    ResponderEliminar
  11. podes fazer metade ou ate mesmo 1 quarto... nos ca em casa fazemos e congelamos, depois vamos retirando à medida que nos apetece...

    com abobora tb fica bem, mas tens que ter atenção que a abobora e mais liquida por isso nao precisa de ovos ou pelo menos de tantos... eu tenho umas para colocar, se tiver tempo logo meto aqui...

    beijokas e visita sempre o meu cantinho

    ResponderEliminar
  12. hum que boas marinex. essa do pudim manmdarim eque nao conhecia.
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. obrigada moranguita!! o pudim é so para ajudar na cor e no sabor!! ficam tão boas... experimenta!!

    ResponderEliminar
  14. Respostas
    1. eu costumo usar as saquetas de fermipan por cada quilo de farinha uso 1 saqueta... fermento de padeiro fresco é
      á volta de 30g por kg

      Eliminar

Obrigada pela sua visita!
Espero que tenha gostado e que volte mais vezes!
Beijinhos da Marinex